
Muitos já passaram aquele stress quando uma rede Wi-Fi fica lenta, mas provavelmente poucos sabem que na grande maioria dos casos é porque há muitos dispositivos conectados nela. Mas eu nunca passei a senha pra ninguém! Será?
Se na sua casa não há muitos aparelhos que fazem uso da rede de internet sem fio e mesmo assim existe uma demora para carregar um vídeo no YouTube, por exemplo, é possível que alguém de fora a esteja utilizando. Aprenda a descobrir se alguém está usando sua rede e a como fazer para que não tentem se conectar novamente.
Como descobrir quem está usando o seu Wi-Fi
A maneira mais simples de descobrir quais dispositivos estão conectados a uma rede Wi-Fi é utilizando softwares de análise. O usuário terá à mão uma lista com todos os aparelhos conectados e poderá identifica-los facilmente, o passo mais importante para bloqueá-los posteriormente.
1. IP Tools: WiFi Analyser (iOS, Android)
O WiFi Analyser é capaz de fazer uma análise completa de uma rede e identificar, inclusive por fabricante todos os dispositivos conectados. Com esses dados, o usuário pode enviar alertar e até realizar um Ping, de modo a aguardar uma resposta do receptor. Ele revela informações completas de cada dispositivo revelado, como endereço IP e endereço MAC, este último muito importante. O aplicativo é gratuito.
2. Fing (Android)
O Fing é um aplicativo que conta com ferramentas avançadas de monitoramento e diagnóstico e possui uma interface bastante intuitiva para uso por leigos. É possível escanear a rede Wi-fi e revelar quais aparelhos a estão usando e, quando possível, identificados por fabricante e modelo.
3. Network Analyser (iOS)
O Network Analyser é um app simples e completo. Permite solucionar uma série de problemas relativos à rede, como performance e especificações, e oferece informações precisas sobre quem está conectado. É possível identificar os endereços MAC dos gadgets na rede e realizar um Ping para identifica-los, permitindo que saiba quais são os seus aparelhos e quais não são.
4. Fale com a sua operadora
Caso suspeite que pessoas fora de sua residência estejam utilizando a sua conexão mas teve dificuldade em utilizar as opções acima, você pode falar com a sua operadora e explicar o caso. A K2 Network, por exemplo, pode ajudar a identificar o uso indevido gratuitamente através de sua equipe de atendimento pelo 0800 591 2660, realizando testes remotos de verificação de conexão oferencendo o feedback de todos os equipamentos conectados a sua rede.
Descobrindo quem está usando sua rede Wi-Fi
Independente de qual aplicativo você use, acesse os menus de pesquisa da rede que você deseja analisar, e ele deverá retornar uma lista com todos os aparelhos identificados; alguns ativos e em uso, e outros que já se conectaram e não estão utilizando sua rede no momento.
Ao clicar em qualquer um deles, dependendo do software, é possível enviar uma série de alarmes, Ping e notificações, necessários para saber se ele é um dos seus ou não. Caso não seja, anote o número do endereço MAC. Você vai precisar dele a seguir.
Como deixar sua rede Wi-Fi mais segura?
- Jamais use a senha que vem de fábrica no roteador Wi-Fi.
- Por padrão a maioria das operadoras já configuram ou indicam a utilização de uma senha forte, a exemplo da K2 Network. Mas caso queira alterar a senha padrão ou definir uma senha nova lembre-se de utilizar termos que fujam do comum, como nomes próprios, datas de aniversário ou apelidos.
- Evite anotar suas senhas em locais de fácil acesso.
- Pense em um meio de armazenar suas senhas de forma segura, evitando que você as esqueça e possa recupera-las facilmente, com um gerenciador de senhas, por exemplo.
- Jamais compartilhe a sua senha de conexão com estranhos, vizinhos ou mesmo pessoas próximas. Lembre-se que crimes virtuais podem ser cometidos usando a sua conexão.
- Em último caso, sendo inevitável o compartilhamento com pessoas não moradoras da residência, talvez seja uma boa ideia alterar a senha após o uso.
- É importante lembrar-se de alterar a sua senha de tempos em tempos, garantindo assim que algum descuido no cuidado com ela seja aproveitado “eternamente”.