Muitos já passaram aquele stress quando uma rede Wi-Fi fica lenta, mas provavelmente poucos sabem que na grande maioria dos casos é porque há muitos dispositivos conectados nela. Mas eu nunca passei a senha pra ninguém! Será?

Se na sua casa não há muitos aparelhos que fazem uso da rede de internet sem fio e mesmo assim existe uma demora para carregar um vídeo no YouTube, por exemplo, é possível que alguém de fora a esteja utilizando. Aprenda a descobrir se alguém está usando sua rede e a como fazer para que não tentem se conectar novamente

 

Como descobrir quem está usando o seu Wi-Fi

 

A maneira mais simples de descobrir quais dispositivos estão conectados a uma rede Wi-Fi é utilizando softwares de análise. O usuário terá à mão uma lista com todos os aparelhos conectados e poderá identifica-los facilmente, o passo mais importante para bloqueá-los posteriormente.

 

1. IP Tools: WiFi Analyser (iOS, Android)

WiFi Analyser é capaz de fazer uma análise completa de uma rede e identificar, inclusive por fabricante todos os dispositivos conectados. Com esses dados, o usuário pode enviar alertar e até realizar um Ping, de modo a aguardar uma resposta do receptor. Ele revela informações completas de cada dispositivo revelado, como endereço IP e endereço MAC, este último muito importante. O aplicativo é gratuito.

 

2. Fing (Android)

Fing é um aplicativo que conta com ferramentas avançadas de monitoramento e diagnóstico e possui uma interface bastante intuitiva para uso por leigos. É possível escanear a rede Wi-fi e revelar quais aparelhos a estão usando e, quando possível, identificados por fabricante e modelo. 

 

3. Network Analyser (iOS)

Network Analyser é um app simples e completo. Permite solucionar uma série de problemas relativos à rede, como performance e especificações, e oferece informações precisas sobre quem está conectado. É possível identificar os endereços MAC dos gadgets na rede e realizar um Ping para identifica-los, permitindo que saiba quais são os seus aparelhos e quais não são.

 

4. Fale com a sua operadora

Caso suspeite que pessoas fora de sua residência estejam utilizando a sua conexão mas teve dificuldade em utilizar as opções acima, você pode falar com a sua operadora e explicar o caso. A K2 Network, por exemplo, pode ajudar a identificar o uso indevido gratuitamente através de sua equipe de atendimento pelo 0800 591 2660, realizando testes remotos de verificação de conexão oferencendo o feedback de todos os equipamentos conectados a sua rede.

 

Descobrindo quem está usando sua rede Wi-Fi

Independente de qual aplicativo você use, acesse os menus de pesquisa da rede que você deseja analisar, e ele deverá retornar uma lista com todos os aparelhos identificados; alguns ativos e em uso, e outros que já se conectaram e não estão utilizando sua rede no momento.

Ao clicar em qualquer um deles, dependendo do software, é possível enviar uma série de alarmes, Ping e notificações, necessários para saber se ele é um dos seus ou não. Caso não seja, anote o número do endereço MAC. Você vai precisar dele a seguir.

 

Como deixar sua rede Wi-Fi mais segura?

 

  1. Jamais use a senha que vem de fábrica no roteador Wi-Fi.
  2.  Por padrão a maioria das operadoras já configuram ou indicam a utilização de uma senha forte, a exemplo da K2 Network. Mas caso queira alterar a senha padrão ou definir uma senha nova lembre-se de utilizar termos que fujam do comum, como nomes próprios, datas de aniversário ou apelidos.
  3. Evite anotar suas senhas em locais de fácil acesso.
  4. Pense em um meio de armazenar suas senhas de forma segura, evitando que você as esqueça e possa recupera-las facilmente, com um gerenciador de senhas, por exemplo.
  5. Jamais compartilhe a sua senha de conexão com estranhos, vizinhos ou mesmo pessoas próximas. Lembre-se que crimes virtuais podem ser cometidos usando a sua conexão.
  6. Em último caso, sendo inevitável o compartilhamento com pessoas não moradoras da residência, talvez seja uma boa ideia alterar a senha após o uso.
  7. É importante lembrar-se de alterar a sua senha de tempos em tempos, garantindo assim que algum descuido no cuidado com ela seja aproveitado “eternamente”.
X
Falar com Atendente
Gostaria de falar com um atendente?
Olá 👋🏼
Me chamo Alice, posso ajudar?